Impressões

F by Ferragamo Pour Homme – Salvatore Ferragamo

28618856_1910167165962875_6185707534287871187_o

Por muito tempo, enquanto eu era jovem, eu queria chamar a atenção das pessoas pra mim. Para isso, eu lançava mão do uso de perfumes do tipo “bomba”, defendia contundentemente meus pontos de vista, e, sobretudo, fazia questão de ter razão em tudo. E hoje, com um pouco mais de “juventude acumulada” (eufemismo para a óbvia e inegável senilidade… rs) eu percebo que todos aqueles artifícios dos quais eu fazia uso, na verdade, desviavam a atenção de mim. O que chamava a atenção era o perfume, a contundência/agressividade, e, não raro, a arrogância… Eu era apenas um “veículo”, um suporte para aquilo tudo! Talvez, apesar da mais idade, eu ainda conserve algo disso, afinal, eu continuo sendo eu!

Mas porque estou falando tudo isso, ou ainda, o que tudo isso tem a ver com perfume? Ou, mais especificamente, o que tem a ver com o F by Ferragamo? O ponto é que na minha juventude eu, com certeza absoluta, não usaria o F by Ferragamo pour Homme! E não o usaria por quê? Porque ele é “datado” (detesto esse termo!), ou porque ele é “perfume de tiozão”? Não! Não é nada disso! É porque, na minha visão daquela época, eu não o consideraria um perfume que chamasse a atenção. Ah… tão infame era a minha versão infante!

Deixemos, enfim, os tolos devaneios tolos e passemos às impressões!

A abertura de F by Ferragamo é suave, nada explosiva, e bastante equilibrada. Talvez isso se deva a ausência de notas cítricas, por excelência. Mas talvez possa ser explicada pela presença mais ativa da maçã e a lavanda. Isso porque, na minha percepção, é como se uma nota tentasse anular a outra, como se a lavanda, com uma faceta mais musgosa, baixasse a característica “elétrica” (na verdade, meio cítrica) da maçã. E, por sua vez, a faceta suculenta da maçã diminuísse a característica “medicinal” da lavanda. Isso baixa o tom de todo mundo, e resulta uma abertura equilibrada, tranquila, sem alarde. E também garante uma abertura menos efêmera, que garante presença por um tempo maior e que não se dissipa de uma hora pra outra. Isso ocorre mais lentamente.

Também de maneira bem tranquila, paulatinamente, vai surgindo a pimenta preta, supostamente, a única nota que compõe o corpo da fragrância. Mas isso não significa uma estrutura espartana, simplória. Bem ao contrário! Essa pimenta preta, ao longo da evolução, vai nos apresentando, sem arroubos de urgência infinitas, algumas de suas diversas facetas! E é uma satisfação ir percebendo isso, tranquilamente. A princípio, sua característica mais comum, aquela que transmite uma sensação, leve, de coceira na ponta do nariz, mas como ainda é possível notar a suculência da nota de maçã, essa “coceirinha” não é ardida, ao contrário, é instigante! Aos poucos, à medida que evolui, a pimenta preta vai alcançando sua faceta amadeirada, e isso vai acontecendo de tal forma que a gente quase não consegue perceber que, nesse ponto, começam a surgir as notas de base, também amadeiradas!

Desde lá da saída, eu sinto um ar de musk (não listando em nenhuma fonte nas quais eu pesquisei), conferindo um tom de pele aquecida que parece balizar toda a fragrância, o tempo todo. E já na base, passa a assumir uma característica mais ambarada, quase animálica (ainda que muito sutil) que de certa forma “aquece” o acorde de madeiras, mas não a fragrância como um todo, já que a presença do ládano, apesar de levemente resinosa, apresenta um ar meio úmido; o que torna tudo muito envolvente, sensual, e à flor da pele!

No fim, usar F by Ferragamo me ensina que o que, de fato, chama a atenção das pessoas pra mim, não é a exuberância das “bombas baladeiras”, não é a contundência com a qual eu apresento as minhas ideias, nem a sabedoria arrogante da razão. F by Ferragamo me ensina que, ao fim e ao cabo de tudo, o que chama atenção das pessoas pra mim, sou eu mesmo, a minha essência, sem precisar gritar por isso…

Os produtos objeto de comentário, análise, ou avaliação neste texto não foram subsidiados por quaisquer marca, empresa ou terceiros, tendo sido adquiridos com recursos próprios do autor – ressalvadas exceções devidamente apontadas. Assim, o texto representa a opinião pessoal do autor, sem qualquer vício ou interesses outros que não o da informação per se. Copyright do texto © Esper Leon. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste texto, ou imagem/foto, pode ser reproduzida, armazenada, ou transmitida de alguma forma ou por algum meio, seja eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópia e gravação, ou por qualquer outro sistema de informação, sem a prévia autorização por escrito do autor.

2 comentários em “F by Ferragamo Pour Homme – Salvatore Ferragamo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s