Impressões

Aura for Men – Jacomo

IMG_5118c

O nome é Aura, mas, segundo o que resgata minha memória olfativa, lá na minha distante juventude, poderia ser “Patuá”. Os aromas de tabaco, cumaru e mate seco me remetem às casas de artigos religiosos de matriz afro-brasileira. E eu acho bom demais! E me sinto protegido!

E essa memória é interessante porque, por conta da cumarina, eu acabo vinculando dois momentos importantes e bastante distintos da minha vida: a primeira vez em que eu tive contato com a semente de cumaru foi em um terreiro de Umbanda, porque eram as sementes que saborizavam a bebida de algum orixá (que, infelizmente, eu não lembro quem era). E aquela foi uma época importante da minha vida, onde eu buscava respostas mais urgentes, significados, significantes, significações… Mas só descobri o que eram aquelas sementes, recentemente, em outro período também importante da minha vida, quando eu me envolvi mais efetivamente com perfumes/fragrâncias, e vejo que elas são também conhecidas como fava tonka (ou tonka beans), e fazem bastante sucesso no mundo da perfumaria.

Por algum motivo que eu não sei explicar, não consigo identificar com clareza as notas descritas, pelas minhas fontes de referência e consulta, como notas de saída… Talvez a sálvia num bem bolado com gengibre, mas não estou bem certo disso. Tudo parece “bagunçado”, confuso pra mim. Felizmente, isso é breve, coisa de segundos, mesmo. Fato é que sinto, desde o princípio (e quase o tempo todo, até o fim o perfume na pele), as notas de coração, com tabaco, chá verde (seco), como o do chimarrão dos pampas gaúchos, e a fava tonka apresentada de uma forma que percebo mais amendoada, quase amadeirada. E um tantinho, bem discreto mas importante, de uma gostosa noz-moscada que contribui com a transição, depois de passado muito tempo, para as notas de base, com sândalo, cedro, patchouli, almíscar e âmbar. Mas pra ser franco, sinto, basicamente, um patchouli almiscarado que acho combinar bem demais com a fava tonka.

Projeção não é o forte dessa fragrância, e como destacou o Cassiano Silva, do site Perfumart, em sua resenha, Aura não poderia ser um nome melhor nesse sentido! Eu realmente me sinto envolto em uma aura perfumada, bem rente à pele. E acho uma delícia! A fixação é muito boa e, na minha pele, segura fácil mais de oito horas!

Mas, para além de todas essas “tecnicidades” em relação à pirâmide olfativa, desempenho quanto à projeção/dissipação e fixação na pele, Aura for Men é, basicamente, no meu modo de entender, uma experiência sensorial. Sua aura perfumada me envolve confortavelmente num abraço protetor que me transmite confiança, segurança, e tranquilidade para ponderar questões que se apresentam no dia a dia.

O fato de ser uma fragrância fora do radar tanto nos grupos de perfumes de Facebook quanto dos rankings dos digital influencers de Youtube, a torna relativamente exclusiva; e o preço bem baixo, em relação as que estão sob holofotes, a torna bastante interessante aos que não se deixam levar por rankings.

Os produtos objeto de comentário, análise, ou avaliação neste texto não foram subsidiados por quaisquer marca, empresa ou terceiros, tendo sido adquiridos com recursos próprios do autor – ressalvadas exceções devidamente apontadas. Assim, o texto representa a opinião pessoal do autor, sem qualquer vício ou interesses outros que não o da informação per se. Copyright do texto © Esper Leon. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste texto, ou imagem/foto, pode ser reproduzida, armazenada, ou transmitida de alguma forma ou por algum meio, seja eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópia e gravação, ou por qualquer outro sistema de informação, sem a prévia autorização por escrito do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s