Impressões

Quanta saudade… – Styletto, O Boticário

Copyright © da imagem: Esper Leon

Um pouco depois do início do último quarto do século passado, não tinha pra ninguém quando o assunto era perfumaria nacional: Sr. N, da Natura, reinava absoluto! Até que, em meados dos anos 1980, surgiu Styletto, d’O Boticário, e deu-se início a um duelo épico! O resultado dessa luta pouco importa, o fato é que o homem brasileiro, ou o brasileiro de modo geral – sem sexismo por aqui –, estava perfumado, bem perfumado, com um ou com outro.

Eu usei muito Styletto, à época! Não apenas porque eu gostava mais do cheiro mas também porque era financeiramente mais acessível. Naquele período, a Natura adotava um posicionamento de marca elitista, e praticava preços bastante altos – a despeito da qualidade inquestionável (até hoje). Depois de algum tempo, e eu nem lembro mais o porquê, deixei de usar Styletto.

Então, eu vi em mais um repaking promovido pel’O Boticário para a marca, a oportunidade de rememorar a minha “mucho loca” juventude; regada a muito sexo, drogas e rock’n’roll, hahahahaha. Mentira, nem teve tudo isso – só uma parte!

E, olha, eu vou contar pra você: eu tive uma surpresa imensa! Metade ótima, e metade péssima. A metade péssima é que hoje é outro perfume, completamente distinto do que era o original; e a metade ótima, é que hoje é outro perfume, completamente distinto do que era o original.

O que acontece é que realmente revisaram a fórmula e a fragrância original foi alterada. Por outro lado, eu gostei demais das modificações realizadas. Essa versão atual do Styletto me soa levemente mais intensa, com presença maior de musgo, e a sinto mais “masculina” do que já era a versão original. Há um quê, viril, de suor – fetichistas me entenderão.

Saída verde, fresca, cítrica, bastante contundente, que segue para um corpo fougère, com a floralidade da lavanda e do gerânio suficiente apenas para acertar as muitas pontas da abertura. Na versão original, o corpo dispunha de maior presença, com essa floralidade mais intensa e assabonetada; e também sementes de coentro que eu já não sinto mais.

Na base, parruda, a alma do Styletto contemporâneo: musgo, musgo, musgo, musgo, e mais musgo, patchouli – verdinho –, um vetiver discreto – mas importante – e levemente, muito levemente mesmo, defumado, e um âmbar mais animálico do que o que eu lembro do original. O resultado, por conta do corpo menos aromático, é uma dissipação moderada, e uma duração excelente na pele decorrente da base amadeirada.

Pra finalizar, não matei saudades do Styletto velho de guerra, mas conheci um companheiro para novas batalhas!

Os produtos objeto de comentário, análise, ou avaliação neste texto não foram subsidiados por quaisquer marca, empresa ou terceiros, tendo sido adquiridos com recursos próprios pelo autor – ressalvadas exceções devidamente apontadas no texto, quando for o caso. Assim, o texto representa a opinião pessoal do autor, sem qualquer vício ou interesses outros que não o da informação per se. Copyright do texto e imagem © Esper Leon. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste texto, ou imagem/foto, pode ser reproduzida, armazenada, ou transmitida de alguma forma ou por algum meio, seja eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópia e gravação, ou por qualquer outro sistema de informação, sem a prévia autorização por escrito do autor.

2 comentários em “Quanta saudade… – Styletto, O Boticário

  1. “Há um quê, viril, de suor – fetichistas me entenderão. ” Amei!!! Se o antigo era bom… cheiro de homem com pegada…
    hummmm… imaginei esse novo intenso…
    Na versão anterior, lembro de jovens e seus hormônios trazendo intensidade aos perfumes e hoje suspiros de saudades em nossas memórias olfativas…. Seria essa nova versão capaz de tal proeza?

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s