Impressões

Violeta pra dar e vender!

Copyright © Esper Leon

Geralmente, quando a gente pensa em violeta na perfumaria, a imagem mental que a gente monta é a da tradicional violeta de tom lilás pálido, aveludado, bastante atalcada e por conta do restante da composição, quase sempre, adocicada.

Pois muito bem, agora que você lembrou como geralmente é, pegue essa lembrança e jogue fora porque a gente vai falar de outra coisa, de oooutra violeta, a Violeta da Granado!

Primeiro, é importante destacar que o óleo essencial de violeta utilizado aqui é o natural, portanto, extraído das folhas – o de flores é sintetizado em laboratório, as iononas. Aliás, a quantidade de óleos essenciais naturais utilizados na formulação do Violeta é uma enormidade!

Só por conta dessa orientação – folhas e não flores –, o resultado é mais fresco, levemente azedinho e metálico. Isso lembra muito aquelas balinhas japonesas de violeta, que apesar de parecerem delicadas são bastante intensas – talvez até por isso sejam tão pequenininhas…

Na abertura, com notas de zimbro, pimenta rosa e semente de cenoura, é essa última que se destaca; e o resultado é uma abertura que remete ao cheiro da terra dos vasinhos de violeta, quando os regamos.

No corpo, íris (assim como ocorre na violeta, a extração também não é feita a partir das flores), cedro e, claro, violeta, muita violeta! O resultado é um corpo floral amadeirado espetacular! Uma violeta contemporânea muito, mas muito distante do talquinho da vovó!

Aliás, tão distante que revela a mulher dos nossos tempos, empoderada, dona do seu nariz, e responsável por suas próprias escolhas! É tanto poder que eu tenho a certeza de que os homens também vão querer compartilhar essa beleza toda – e podem fazê-lo porque vão ficar muito bonitos na selfie, sem arranhar sua masculinidade de forma alguma.

Na base, sândalo – e quem acompanha a marca sabe da qualidade do sândalo que é utilizado –, âmbar, e semente de ambrette (ou ambreta, como eu prefiro).

E pra entender a maravilha dessa colônia – que eu acho que está muito mais pra edt (eau de toilette) – é preciso abrir um parêntesis pra falar da ambreta:

Ela é a semente de uma planta do gênero do hibisco e é conhecida no meio da perfumaria como o “almíscar vegetal” e, sim, tem cheiro de musk; mas tem muito mais que isso porque é um ingrediente multifacetado e bastante intenso que percorre toda a evolução da fragrância desde a sua abertura.

E destacando a evolução da ambreta, eu vou, na verdade, resumir a evolução de toda a fragrância: abertura fria, ligeiramente metálica, passando para algo floral, que remete à própria íris, e também levemente frutado, até que chegue à sua maior característica, almiscarada, com teor também ambarado.

Pra encerrar, eu preciso dar um alerta: mesmo quem seja apaixonado por violeta não deve comprar sem antes conhecer. De fato, trata-se de uma violeta bastante contemporânea. Vá até uma loja física e experimente!

Sobre desempenho, como eu sinalizei antes, tem um desempenho muito mais próximo ao de uma EDT do que ao de uma colônia mas, de novo, tem, sim, de experimentar na sua pele!

Os produtos objeto de comentário, análise, ou avaliação neste texto não foram subsidiados por quaisquer marca, empresa ou terceiros, tendo sido adquiridos com recursos próprios pelo autor – ressalvadas exceções devidamente apontadas no texto, quando for o caso. Assim, o texto representa a opinião pessoal do autor, sem qualquer vício ou interesses outros que não o da informação per se. Copyright do texto e imagem © Esper Leon. Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste texto, ou imagem/foto, pode ser reproduzida, armazenada, ou transmitida de alguma forma ou por algum meio, seja eletrônico ou mecânico, inclusive fotocópia e gravação, ou por qualquer outro sistema de informação, sem a prévia autorização por escrito do autor.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s